Breve Histórico
Lixo: Origem, evolução e situação atual.
No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a terra. Quando a comida começava a ficar escassa, eles se mudavam para outra região e os seus "lixos", deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.
À medida que foi "civilizando-se" o homem passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou também a desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.
Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos. A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial - que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo - a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e não suas consequências.
Entretanto, a partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma reviravolta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso: fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da Terra despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Nesse "despertar", a questão da geração e destinação final do lixo foi percebida, mas, infelizmente, até hoje não vem sendo encarada com a urgência necessária.
A situação atual - Hoje, no Brasil, são produzidas cerca de 80.000 toneladas de lixo por dia! Dessa quantidade enorme, apenas 42.000 toneladas são coletadas; o resto é jogado em terrenos baldios, rios, enterrado, queimado... Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 12.000 toneladas de lixo por dia.
Atualmente, a maior parte desse lixo coletado é depositada em aterros, "lixões" que nem sempre obedecem aos padrões de segurança e higiene, enfeando a paisagem e levando a mau-cheiro, presença de animais nocivos e doenças. Isso leva na verdade a dois problemas principais o tratamento dessa enorme quantidade de lixo e o desperdício de recursos naturais. A direção para lidar com o lixo é dada pelos ecologistas pelo lema dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir - Antes de tudo é necessário. É necessário também,reutilizar ao máximo as coisas que seriam jogadas fora, sempre respeitando as recomendações do fabricante, a durabilidade do material e o bom senso. Reciclar - Por fim, a reciclagem. Reciclagem significa separar, recolher, processar e usar a matéria-prima já utilizada para produzir alguma coisa novamente. Normalmente, nesse processo utiliza-se também matéria-prima nova e energia. — com Marcos Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário