terça-feira, 10 de setembro de 2013

Breve Histórico da Equipe Água Sustentável

BREVE HISTÓRICO
TEMÁTICA: ORIGEM DA ÁGUA
Segundo os cientistas, em nosso planeta, a vida teve inicio no mar, há mais ou menos quatro bilhões de atrás. Acredita-se que primeiramente surgiram seres muito simples, semelhantes a bactérias, logo após apareceram os primeiros vegetais aquáticos, ao longo do tempo os mares e oceanos passaram a ser habitados por muitos tipos de algas, depois sugiram os invertebrados marinhos e somente há aproximadamente 500 milhões anos atrás que apareceram as primeiras plantas terrestres.
A hidrosfera que é a Camada liquida da terra é composta pelas as águas dos oceanos, mares, mares, rios e lagos além das subterrâneas, calotas, polares e geleiras.
No planeta terra, os oceanos ocupam 70% de sua superfície e os continentes apenas (30%). A maior parte da água está nos oceanos (97%), mas é imprópria para o consumo,porque é salgada.(1,243%) está congelada nas geleiras, existe também água no interior da terra (1,243%) que não conseguimos alcançar, então resta apenas (0,007%)de água doce para consumo
Há também as bacias hidrográfica que são as regiões banhadas por um rio principal e todos os afluentes .
As principais são:
• Bacia Amazônica- É a maior bacia hidrográfica do planeta;
• Bacia platina- É a segunda maior bacia hidrográfica do mundo;
• Rio Nilo - É o segundo mais extenso rio da terra.
EVOLUÇÃO DO ABASTECIMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUA
Por volta de 2500 a.c. já eram construídos aquedutos e canalizações para a construção da água dos rios e lagos até as cidades, mais tarde, o sistema foi aperfeiçoado pelos Romanos e gregos, mas foi a partir da segunda metade do século 19, com a revolução industrial que os centro populacionais sofreram modificações profundas.
Os problemas das aglomerações humanas, aliados a expansão industrial, começaram a despertar a preocupação maior da humanidade, induzindo a adoção de medidas preventivas no sentido de minimizar, preservar ou corrigir possíveis agravos ao meio ambiente e saúde. Assim surgem o saneamento e a saúde pública.
O saneamento básico é necessário para controlar e prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.Serviços como: água encanada, coleta de lixo e rede de esgoto compõe o saneamento básico.

A SITUAÇÃO ATUAL E SUSTENTABILIDADE
Os problemas ambientais tem sido discutidos nos últimos dez anos de forma exagerada, vez que as consequências da poluição ambiental são sentidas cada vez mais em nosso dia-a-dia. A água potável, liquido é essencial á vida, a cada momento, está diminuindo absurdamente, de forma que várias nações já estão preste a decretar estado de emergência por falta de água.
O desenvolvimento sustentável em suas varias vertentes, transforma-se em forma de conciliar o desenvolvimento econômico com o meio ambiente, evitando desperdício e primando pela garantia dos recurso naturais necessários para a sobrevivência das gerações futuras. Todos os Países do mundo enfrentam problemas relacionados a escassez e a má distribuição da água
O Brasil é um país privilegiado, com cerca de 14% de toda a água doce que circula pela superfície da terra, mas está sentindo os efeitos da escassez de água, principalmente no nordeste que, com a falta de água torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria. Algumas são as causas principais como: o grande desperdício de água que leva a contaminação das águas assim aumentando inúmeras doenças na região . No semiárido nordestino está acontecendo a pior seca dos últimos anos onde o Ceará é quem mais sofre com os efeitos e as causas já citadas.
Se quisermos, Tejuçuoca pode ser o primeiro município do Vale do Curú a adotar medidas sustentáveis para não ficar sem água, a primeira parte já vai ser demonstrada nessa gincana, que é de conscientização, o próximo passo depende de cada um nós.

Nenhum comentário: